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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35234
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Título: | "Tudo por uma experiência" : a socialização, construção da identidade e trajetória de jovens diante da experiência de aprendizagem profissional |
Autor(es): | SILVA FILHO, Ivon Rodrigues |
Palavras-chave: | Sociologia; Aprendizagem; Ensino profissional; Juventude; Socialização; Mercado de trabalho |
Data do documento: | 20-Fev-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA FILHO, Ivon Rodrigues. "Tudo por uma experiência‖" : a socialização, construção da identidade e trajetória de jovens diante da experiência de aprendizagem profissional. 2019. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | O presente estudo procura avançar na compreensão do instituto da aprendizagem profissional (Lei 10.097/2000) em sua relação com o processo de socialização, construção da identidade e escolhas profissionais de jovens aprendizes, diante das dificuldades que encontram para conseguirem sua inserção e permanência no mercado de trabalho. Seus objetivos foram: a) compreender como se dá o processo de socialização profissional vivenciada nos cursos de aprendizagem profissional; b) investigar o quanto os grandes universos de socialização (família, escola e trabalho) influenciam as escolhas e projetos profissionais dos jovens aprendizes; e c) identificar em que medida a experiência de aprendizagem fortalece ou não a identidade profissional. O campo de pesquisa foram as entidades formadoras: CIEE-PE e SENAI-PE e seus respectivos Programas de Aprendizagem Profissional. Em um primeiro momento foi aplicado um questionário socioeconômico com os jovens dos cursos de aprendizagem em comércio e varejo e ocupações administrativas, do CIEE, e técnico em mecânica industrial, do SENAI. Em seguida foram realizadas duas entrevistas de caráter biográfico com os aprendizes. A análise dos resultados apontou que 1) as principais motivações em participar dos respectivos Programas foram: adquirir conhecimento/aprendizado; adquirir experiência; a questão financeira/salarial; obter um curso técnico; e ter uma profissão; 2) observou-se que as escolhas e projetos profissionais, em geral, tinham pouco ou nenhum vínculo com os cursos de aprendizagem nos quais estavam matriculados, o que demonstra um peso pouco significativo da experiência de aprendizagem nas escolhas e projetos profissionais dos jovens do CIEE. Por outro lado, os aprendizes do SENAI apresentaram uma relação mais explícita de pertencimento com grupos de referência da área na qual fazem o curso de aprendizagem, pois boa parte pretendia seguir pelo menos áreas afins; e 3) diante da situação de desfiliação (CASTEL, 2005), os aprendizes encontram na aprendizagem profissional um meio de superá-la, funcionando como um ―atalho‖ para se inserir no mercado de trabalho, o qual não está aberto para aqueles que não possuem um mínimo de qualificação (diplomas, credenciais educacionais) e experiência profissional. Em suma, diante dos dados é possível perceber o quanto a dimensão profissional é relevante, pois o emprego condiciona a construção das identidades sociais. Diante das recentes transformações o trabalho leva a mudanças identitárias, assim como a formação interfere na construção da identidade. |
Descrição: | SILVA, Rosane Maria Alencar da, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: ALENCAR, Rosane |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35234 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Sociologia |
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